fechar
fechar

28º Amadora BD – Festival Internacional de Banda Desenhada

27
Outubro
/2017

De 27 Outubro a 12 Novembro

“A reportagem” é este ano o tema oficial do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, cuja próxima edição começa a 27 de outubro, anunciou hoje a organização.

O AmadoraBD, organizado pela autarquia da Amadora, cumprirá a 28.ª edição de 27 de outubro a 12 de novembro com exposições, lançamentos editoriais e a presença de autores portugueses e estrangeiros de banda desenhada. Nos últimos anos o festival tem decorrido no Fórum Luís de Camões.

Este ano o tema será a reportagem, um dos géneros do Jornalismo e que, no caso da banda desenhada, pode ser concebido e realizado por artistas, com “uma liberdade criativa maior, ainda que tenham que relatar factos, sempre sob o dever de manter a ética e o compromisso com a sociedade”, refere a organização.

Como venceu em 2016 o prémio de melhor álbum do AmadoraBD com “Tudo isto é fado!”, Nuno Saraiva será o autor em destaque desta edição, com direito a uma exposição, e desenhará o cartaz oficial do festival.

A par da exposição central, todos os anos, o festival apresenta outras mostras expositivas sobre a maioria dos álbuns e autores premiados na edição imediatamente anterior.

No ano passado, foram distinguidos, por exemplo, os álbuns “Tormenta”, de João Sequeira e André Oliveira, “Fósseis das almas belas”, de Mário Freitas e Sérgio Marques, “Presas fáceis”, de Miguelanxo Prado, e “V de Vingança”, de Alan Moore e David Lloyd.

No campo da ilustração para a infância, Joana Estrela venceu o prémio de melhor desenho de livro português, com “Mana”, e a espanhola Ana Pez venceu na categoria estrangeira, com “O meu irmão invisível”.